11 abril, 2012

Bolonhesa de frango

Não é que tenha nada contra a tradicional Bolonhesa, mas o meu querido é um pouquinho esquisito com a carne picada que habitualmente se usa para este tipo de receitas. E, como é normal numa relação, existem hábitos que se vão entranhando de parte a parte, assim sendo hoje em dia a preferência recai quase sempre nas carnes brancas.
Assim surge esta receita: uma versão mais "leve" do que o habitual.




Ingredientes:
4 peitos de frango (semicongelados)
1 cebola
1 cenoura
2 dentes de alho
1 lata de cogumelos
1 lata de tomate pelado triturado c/ ervas
50g azeite
20g vinho branco
1 c. chá de mostarda Dijon c/ grão
1 c. chá de tomilho
Pimenta preta q.b.
Sal q.b.

Preparação:
- Arranje e corte os peitos de frango em pedaços, introduza parte dos pedaços no copo e pique alguns segundos na Vel 9. Repita quantas vezes forem necessárias até picar toda a carne. Reserve.
- Coloque no copo a cebola, os alhos, a cenoura, os cogumelos e programe 5seg, Vel 5.
- Junte o azeite e refogue 5min, Temp 100º, Vel 1.
- Coloque a borboleta e junte a carne picada, programe 7min, Temp 100º Vel Colher. Durante a cozedura, mexa com a espátula ou com um garfo para soltar a carne.
- Adicione o vinho, o tomate triturado, a mostarda, o tomilho, sal e pimenta e programe 10min, Temp 100º, Vel Colher. Caso pretenda menos molho, nós últimos minutos passe para Temp Varoma e se neccessário, programe mais alguns minutos.
- Durante este tempo, coloque o esparguete (utilizei esparguete para a quantidade de 4 pessoas) no MicroMassas, a água correspondente, um pouco de sal e um fio de azeite.
- Coloque no microondas e programe 14min, a 800 watts
- Em alternativa, pode confeccionar o esparguete na Bimby. Coloque no copo 1500g água, uma pitada de sal e um fio de azeite e programe 10min, Temp Varoma, Vel 1,  depois insira a massa pelo bocal e programe o tempo indicado na embalagem, Temp 100º, Vel Colher Inversa. 
- Quando estiver pronto, escorra o esparguete, disponha-o no prato e coloque a bolonhesa por cima.
- Se desejar, polvilhe com queijo ralado.

Nota:
A carne, quando picada na bimby, deve estar semi-congelada de forma a conseguir-se um resultado melhor.  Se preferir, pode cozer os peitos de frango ao vapor (nesse caso ignore o passo da receita que consiste em cozer a carne durante 7min), para isso deve colocar no copo o peito de frango, água, um fio de azeite e uma pitada de sal e programe 15min, Temp 100º, Vel  Colher Inversa e de seguida escorra a água e desfie o peito de frango 20seg, Vel 4 Colher Inversa 

2 comentários:

  1. Quatro peitos de frango correspondem a quantas gramas, aproximadamente? Obrigada e parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar