07 junho, 2013

Moelas picantes

Um petisco que eu adoro são moelas!
É verdade que demoram algum tempo a ficar no ponto, mas eu acho que vale a pena. A maior parte das vezes, faço esta receita, mas desta vez apeteceu-me fazer algo diferente e decidi torná-las um pouco picantes e por isso, introduzi as malaguetas e mais uns ingredientes pelo meio.
E se quiserem menos picante têm 2 hipóteses: reduzir na malagueta e/ou retirar as sementes.




Ingredientes:
1kg moelas
1 cebola
3 dentes de alho
70g azeite 
1 cerveja preta
Sal q.b.
180g polpa de tomate
1 pitada de açúcar
1 folha de louro

3 malaguetas vermelhas, frescas, com ou sem sementes
1 c. chá de molho inglês
1 c. chá de fumo líquido (opcional)


Preparação:
- Arranje as moelas cortando-as ao meio ou em quartos, coloque-as numa recipiente e tempere com a cerveja e o sal.
- Coloque no copo o alho, a cebola e as malaguetas e pique 5seg, Vel 5
- Junte o azeite e refogue 5min, Temp Varoma, Vel 1.
- Adicione a polpa de tomate, a pitada de açúcar e a folha de louro e programe 2min, Temp Varoma, Vel 1.
- Adicione as moelas reservadas com a cerveja, o molho inglês e o fumo líquido e programe 30min, Temp 100º, Vel Colher Inversa e no final deste tempo programe 30min, Temp Varoma, Vel Colher Inversa
- Verifique os temperos e se preferir o molho um pouco mais grosso programe mais alguns minutos em temperatura Varoma.




28 comentários:

  1. Belo petisco...
    Bom fim de semana
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/06/3-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  2. Adoro moelas, uma verdadeira delicia, para mim fazia mesmo sem picante nao gosto muito de picante.... mas estao mesmo com um aspecto tentador!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Adoro as moelas assim, bem picantes!
    beijinhos e um bom dia :)

    ResponderEliminar
  4. Como eu gosto de moelas, adoro e com arroz branco acompanhar muito mais ficam deliciosas quando dão picantes.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Nao reduzo uma sementinha se quer na ardência desse prato, já que eu amoooo comida bem apimentada!!!!!! Suas moelas está divinas, uauuuu, estou salivandoa qui,viu?
    Beijocas e que você tenha um lindo final de semana!!!!!

    ResponderEliminar
  6. Marisa, é um bom petisco para o fim-de-semana!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  7. É coisa que não consigo gostar, mas que têm bom aspecto têm. ;)

    ResponderEliminar
  8. Gosto muito de modelas, picantes ainda n provei.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Marisa, eu também adoro moelas! Infelizmente, cá em casa, só eu é que gosto... esse tachinho deixou-me com água na boca!
    Beijinhos, bom fim de semana alongado! :)

    ResponderEliminar
  10. Marisa, eu também gosto muito deste petisco e picantes ficam melhores ainda!
    Beijos e ótimo fds,
    Oslaine

    ResponderEliminar
  11. eu sei de alguém que adora moelas!!!!!!!!
    Um petisco que é um clássico português e que cai sempre bem!


    Beijinhos e bom fim-de-semana!
    http://fabricocaseiro.blogspot.pt/2013/06/queques-maridos-gulosos.html

    ResponderEliminar
  12. Marisa,
    uma moela bem feitinha é bom demais, e sendo assim picantes
    e bem temperadinhas bom demais...hummmm!

    Bjs, ótimo fds!

    ResponderEliminar
  13. Olá Marisa,
    já não como moelas há imenso tempo e com esse gostinho picante devem ficar uma maravilha!

    ResponderEliminar
  14. Ficou com óptimo aspecto!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  15. Tu blog es precioso y muy interesante, ya tienes una seguidora más y aprovecho para invitarte a pasarte por mi blog, te espero en http://alba-hogar.blogspot.com.es/

    ResponderEliminar
  16. Gosto tanto e picantes então nem se fala.
    As tuas ficaram excelentes.
    Já apetece comer...
    bjs

    ResponderEliminar
  17. O meu marido gosta de moelas picantes e há uma tasca no Porto onde comeu uma vez umas moelas picantes e gostou imenso.Pediu-me para lhe fazer,fiz varias vezes mas nunca ficaram como essas.Tentei várias receitas e combinações mas nenhuma deu certo.Levo a receita comigo para experimentá-la.Bjns e bom fim-de-semana,Violeta

    ResponderEliminar
  18. Adoro moelas especialmente as de peru que são grandes :) Essas estão com um aspecto optimo! :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  19. Por um bom petisco, vale sempre a pena esperar mais uns minutos. Adoro a tua sugestão.

    ResponderEliminar
  20. Oi Marisa, tem como me enviar esta marmitinha pra mim?! rsrs, penso numa coisa que eu amo é moela, fiquei até com água na boca agora, bom fds querida bjs !!!

    ResponderEliminar
  21. Também gosto muito deste petisco! :)

    ResponderEliminar
  22. Moelas são um dos meus petiscos favoritos. Adoro! O P. faz umas deliciosas, muito parecidas com as tuas, também com picante. Estão super apetitosas, Marisa!
    Beijinhos e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  23. que delicioso aspecto, um petisco que eu também aprecio imenso!
    bjs e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  24. Marisa tu não sabes as saudades que me deram agora a ver as tuas moelas!
    Escusado será dizer que adoro! Já me estava a ver a molhar o paozinho no molho!!!
    :))
    Que maravilha!! Já fazia uma merenda ajantarada!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Ora aqui está um petisco que adoro!!
    E bem picantes de preferência. ;)

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  26. Estão com um aspecto delicioso !
    Acredites ou não foi o meu jantar na sexta feira em que as publicaste, a Mãe fez para nós ! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar